30 de mai. de 2010

Computador a distância

Hoje é comum encontrarmos TV’s com porta VGA ou HDMI que possibilita ligarmos nosso PC e ter boa qualidade de imagem. É muito bom poder ver vídeos e fotos em uma telona, rodando direto do PC, sem a necessidade de queimar uma mídia para ver no DVD.
Usando o notebook conectado a TV comecei a sentir necessidade de controlar o note a distância, precisava navegar pelos sites ou no PC para carregar os videos. Foi ai que resolvi trocar meus pontos do Dotz por um teclado e mouse sem fio. Escolhi o Microsoft Wireless Media Desktop 1000, mas fiquei decepcionado, pois deitado na cama eu não conseguia usar o teclado e o mouse. Mudei o receptor de local, coloquei mais para cima, pra um lado, pra outro e nada. Só colocando o receptor em cima da cama, mais próximo do teclado e do mouse, para funcionar. O fio atravessado no corredor entre a TV e a cama não era uma boa, a qualquer momento alguém poderia esbarrar nele, além de ter de ficar tirando e colocando o receptor cada vez que alguém fosse passar no corredor.
Lembrei do meu mini teclado bluetooth, que comprei para usar com o N95. Conectei no note e funcionou na distância que eu precisava. Teclado eu já tinha, mas faltava um mouse bluetooth. Entrei no site da Deal Extreme e acabei comprando um mouse e mais um teclado, os 2 são bluetooth.
Resolvi medir a distância que cada um alcança. O teclado e mouse da Microsoft funcionam com até 1m de distância do receptor, com 1,20m começa haver falhas na recepção. Já o teclado e o mouse bluetooth atingiram a incrível distância de 13,5m, sendo que faltou espaço para ir mais longe e continuar testando.
Os teclados e mouses wireless usam um sistema de transmissão/frequência proprietário e não são reconhecidos pelo bluetooth do PC. Pode haver diferença de alcance conforme a marca e modelo do acessório.
Uma outra opção que testei foi usar o celular com Android (Milestone) com o app mkRemote para controlar o note. É necessário instalar o programa no PC e no celular (servidor e cliente) e a comunicação é feita via wifi. A distância, dentro do meu limite de espaço, foi a mesma do bluetooth 13,5m. A resposta é levemente mais lenta que no bluetooh, que tem a resposta instantânea. Quando digitei rápido, pelo teclado físico do Milestone, houve perda de caracteres, com o teclado virtual do mkRemote a resposta é um pouco melhor, mas ainda há algumas perdas. Esta solução requer mais paciência do usuário, tanto para digitar mais lento como para corrigir as possíveis falhas que ocorrerão na digitação. Eu diria que pode ser um bom quebra-galho, mas a melhor opção é o teclado e mouse bluetooth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário